quinta-feira, 7 de março de 2013

Momento de Reflexão - Evolução dos games, tecnologia e conexão com o mundo.

 Galera, hoje o esquilo vai refletir um pouco com vocês. Prestem muita atenção!!!!

Vocês já pararam para pensar no quão futurístico pode ser um PlayStation 3? No quanto seus gráficos são avançados. Bem, acho muito interessante pensar que 30 anos atrás, quando o NES ainda não tinha nem sido lançado, um console portátil era algo muito incrível e de alta tecnologia.
Hoje em dia um PS Vita tem mais potência do que um console de mesa tinha na década de 90.

Mas é incrível mesmo pensar em como que o cérebro humano conseguiu desenvolver um videogame em 1958, apenas 4 anos depois da primeira televisão em cores ter sido criada. Sim, o jogo Tennis for Two foi criado em 1958!
Imaginem se alguém que vive na época atual voltasse no tempo para 1920 com um Tablet moderno e mostrasse o jogo Dead Trigger para uma pessoa da época! Iam dizer que bruxaria existe!


Atualmente, 5 anos são o suficiente para que tudo mude na tecnologia e nos games, mas e antigamente? Antes, 10 anos mudavam bem menos.
Realmente, o mundo evolui cada vez mais rápido de forma que daqui a alguns anos a tecnologia talvez precise de semanas para mudar completamente.
"Daqui a alguns anos". Eu gosto de pensar nisso. Por mais que digam que devemos centrar nossas mentes na vida e viver o presente, a minha dá algumas escorregadinhas e pensa no futuro de vez em quando.

Mas imaginem o futuro. Logo a nova geração de consoles vai chegar, os PCs vão evoluir e os celulares, tablets e outros portáteis vão receber o processador Tegra 4.
 Isso já seria o suficiente para surpreender muita gente. Agora pensemos mais no futuro ainda, em uma época que jovens que atualmente têm 13 anos já tenham seus próprios filhos. Essas crianças vão nascer em uma época que talvez só se veja celulares sem touchscreen e sem acesso à internet em museus e em coleções de antioquários. Talvez os games já tenham definição muito acima de 4K e façam gráficos iguais ao mundo real com muita facilidade.

Eu sou uma das muitas pessoas que já pensou e pensa que tudo será desse jeito. Mas no fundo, tenho impressão de que logo tudo vai mudar. Que a humanidade vai passar por uma época sem nenhuma evolução na tecnologia. Que ficaremos uns bons anos sem nenhuma mudança importante.

Hoje em dia, muitos jovens não conseguem imaginar suas vidas sem internet, games, iPODs e outras coisas. Aposto que a maioria desses jovens não imagina que seus bisavós, avós e até mesmo seus pais já viveram assim. E por isso, muitos idosos não conseguem se adaptar a tecnologia de hoje em dia e acham até que ela é ruim.

Não, a tecnologia não é algo ruim, ela é muito boa. O problema é o uso que o homem faz dela. Tenho certo medo pelas pessoas que viverão no próximo milênio - caso a Terra ainda esteja inteira nele, é claro. No próximo milênio é capaz das pessoas já nascerem com um chip na cabeça que as permite se conectar com o mundo inteiro a qualquer momento!


Se bem que hoje em dia as pessoas já estão muito conectadas mesmo. Me surpreendi quando descobri que a maioria dos alunos de minha turma acessam o Facebook durante a aula, ligados em seus smarphones como se morressem sem eles. Quando chegam em casa, muitas pessoas vão correndo para o PC e passam mais de 8 horas nele direto.

Já houve uma época em que o Rádio era o meio mais avançado e mais popular de se conectar com o mundo. Hoje em dia, quase não vejo gente usando Rádio, apenas no carro.

Muita gente já está esquecendo de interagir pessoalmente com outras pessoas, de ter uma rede social que não seja virtual. Antes, jogar videogame com os amigos era juntar a galera na mesma casa e ficar revesando os 2 controles que existiam na época. Hoje cada um fica na sua casa e dá para juntar mais de 15 pessoas para jogar online. Antes conversa era olho no olho, perto da pessoa. Hoje, o mais próximo disso é falar com alguém no Skype.

Tem gente que vê vídeos no youtube enquanto ouve as notícias pela televisão e checa Facebook, Twitter, WhatsApp, E-mail, Skype e Blogger, tudo ao mesmo tempo. Pensar nisso faz parecer que é maluquice, mas nós mesmos nos pegamos fazendo algo do tipo de vez em quando se prestarmos atenção. O problema é quando não se faz isso de vez em quando, e sim quase o dia inteiro!

Hoje o mundo inteiro está a um clique de nós.

E vocês jovens gafanhotos, qual a opinião de vocês sobre o assunto refletido?







Nenhum comentário:

Postar um comentário