quinta-feira, 21 de março de 2013

A história do FPS! - Parte 1


Fala aí galera do gamers vidrados, gugu na área com mais uma postagem para vocês eu sei que vcs sentiram minha falta e.e. Hoje vou falar da história de um gênero muito popular no mundo dos games, o FPS.Prestem bastante atenção, porque a matéria vai ser meio longa (vou faze-la em 2 partes para vocês lerem com calma, sem se cansarem). 
Afinal, quem não gosta de FPS?A coisa mais comum na vida de um gamer de hoje em dia é encontrar seus amigos discutindo sobre Call of Duty, Battlefield, Halo, Crysis, Half-Life e etc. Nada melhor do que reunir uns amigos na sábado para uma partida no free for all.Esse gênero que vem crescendo e ganhando cada vez mais jogos com o passar dos anos é um dos que mais vende, assim como gera lucros e atrai fãs.Mas como tudo isso começou, que jogo fez os jogos de tiro ficarem tão populares?
 
Tudo começou em 1992, quando o primeiro jogo de tiro em primeira pessoa foi lançado, o saudosíssimo Wolfenstein 3D.Feito pela id Software, ele revolucionou o mundo dos jogos.As pessoas da época de impressionaram com a sensação de realidade que o jogo trazia.A idéia de ter a visão de um soldado durante um combate encantou jogadores de todas as idades, fazendo que o jogo fosse um sucesso.Como a capacidade gráfica não era muito boa, os gráficos não tinham modelos em 3d e o jogo era cheio de serrilhados, o que prejudicou um pouco a jogatina, mas não fez que o jogo ficasse menos épico.
            
        
Mesmo não sendo o primeiro jogo desse estilo, Doom foi provavelmente o que mais o popularizou e definiu parâmetros para os jogos da época e dos dias de hoje, pois conseguiu ter gráficos totalmente modelados em 3d, mesmo sendo em 1° pessoa.Eu joguei Doom e tenho que dizer: vale a pena, o jogo é simplesmente incrível.Vale lembrar que ele foi produzido pela mesma produtora de Wolfenstein 3D.

 

Porém, esses dois jogos citados acima tinham uma característica em comum que não era muito agradável para os jogadores que preferem um bom console a um PC potente: esses jogos eram exclusividades do PC.Espera aí tio gugu, quer dizer que para eu aproveitar essas maravilhas do mundo dos games eu tinha que ser um PC gamer?Basicamente sim.
           Vale lembrar que até o Doom chegou a ser lançado para consoles (inclusive para o SNES), mas numa versão muito inferior a de PC.Se formos analisarmos a situação atual, vemos que os jogos de tiro se dividem bem entre os consoles, mas como os FPS migraram para os consoles?Bem, meus caros leitores, isso vocês irão saber na 2° parte da nossa matéria.Tchau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário