sábado, 10 de novembro de 2012

Especial - História dos videogames parte 1: Da criação dos arcades aos consoles caseiros!


Fala ae galera, hoje trago mais uma postagem especial, na qual começarei a falar da história dos videogames. Como esta é a postagem número 1, falarei dos videogames antigos.

Descobrir qual foi o primeiro game criado é uma tarefa difícil, mas tudo aponta para Tennis for Two, um jogo criado nos Estados Unidos para duas pessoas que controlavam jogadores de tênis em uma quadra e rebatiam uma bola de tênis.
Mas era um jogo bem simples em que não havia nada para representar os jogadores de tênis no cenário, a bola era um ponto luminoso, a quadra era uma linha horizontal e a rede uma linha vertical. Tudo isso exibido na tela de um osciloscópio.
É difícil entender como funcionava o jogo apenas lendo sobre ele e por isso eu trouxe um vídeo:


Após isto houve a criação do Maatooka, jogo que não consegui muitas informações.

Em 1962 foi finalizado Spacewar!, um jogo de apenas 2KB que era rodado em um DEC PDP-1, um grande computador que ocupava uma mesa inteira. 
O jogo era inspirado em livros de E.E. Doc Smith e se tratava de 2 naves que batalhavam e no meio do campo de batalha tinha uma estrela com gravidade que podia tanto ajudar quanto atrapalhar, dependendo da estratégia dos jogadores.
Os criadores do jogo não o venderam.


Em 1971, Nolan Bushnell tranforma o quarto da própria filha em uma oficina onde trabalhou e adaptou Spacewar!, criando o Computer Space, primeiro arcade da história.
O computer space dá certo e Nolan é contratado pela Nutting Associates, para montar os arcades Computer Space. Mas, após certo tempo, Nolan sai da empresa e funda nada mais, nada menos do que a Atari!

Em 1972, mais uma novidade: é lançado o Odissey 100, primeiro console conectado na televisão da história! O odissey 100 tinha apenas dois jogos não muito bons: Tennis e Hockey.
No último dia do ano de 1972 a Atari lança o PONG, um arcade famoso em que a tela é dividida ao meio por uma linha vertical, para simular uma rede de pingue-pongue e o jogador controla uma barra vertical, simulando uma raquete. O objetivo era rebater a bola até seu oponente não conseguir rebatê-la, marcando pontos. Era possível enfrentar o computador ou outro jogador.


Em 1974 a kee games, rival da Atari, lança Tank e ultrapassa a Atari em vendas. 
A Atari então lança uma versão para televisão de PONG, que vende pouco graças ao fracasso do odissey, o que deixou uma imagem pejorativa a respeito de videogames caseiros.
Posteriormente a Atari se une com a Kee Games e tornam-se uma empresa única, o que torna a Atari a melhor empresa no mercado de games.


Em 1977 a Atari lança seu primeiro console programável com cartuchos para televisão: o Atari 2600, que torna-se um grande sucesso. No mesmo ano a Midway games lança o jogo gunfight.

Em março de 1978 a Nintendo entra na briga com o Computer Othello, uma versão do jogo de mesa Othello. A namco lança Gee Bee neste ano. Porém, nem a Nintendo nem a Namco conseguem competir com os dois novos lançamentos da Atari: Football e o ultra raiping megablasteratomente lendário Space Invaders.


Em 1979 a Sega entra na briga com o Monaco GP e o sucesso do Atari 2600 prova que os videogames não são apenas uma moda passageira.

Bom, é isso e esperem pela parte 2!




Nenhum comentário:

Postar um comentário